5 dicas para manter a limpeza de elevadores

Com grande fluxo de pessoas e acessos, algumas vezes pode ser difícil manter a limpeza nos elevadores de empresas e condomínios. Por isto, separamos 5 dicas para dar um plus nesta tarefa.

E ao contrário do que se possa pensar, as dicas não envolvem limpeza geral diária, e sim apenas poucos minutos.  Para o sucesso na missão, além da limpeza é bom atentar-se para a conservação, pois assim garantirá a economia de gastos com mão de obra, tanto via serviços de limpezas, quanto pela contratação de empresas terceirizadas.

1. Cuidado com transporte de líquidos em elevadores

Supondo que a limpeza geral já foi realizada, agora o trabalho será a conservação da limpeza, no ambiente. Sendo assim, é preciso cuidado redobrado ao transportar líquidos dentro do elevador. A atenção é necessária, pois se algum líquido vazar pelas entranhas do equipamento, existe a possibilidade de causar danos em peças, lembrando que os custos para o conserto de uma equipamento como este, pode ser bem alto.

Sendo assim, evite ao máximo transportar líquidos em grande quantidade, sem os devidos cuidados.  Exemplo comum de líquidos transportados em elevadores:

  • Galões de água
  • Caixas de bebida alcoólica

Uma dica bacana é sempre colocar o conteúdo em cima de um pano ou caixa. Dessa forma, em caso de algum acidente, haverá tempo para tomar alguma medida que evite o vazamento.

2. O elevador é dos usuários, portanto, todos devem colaborar para sua conservação e limpeza

Em primeiro lugar é preciso evitar ao máximo que qualquer resíduo, objeto ou lixo caia no pavimento do elevador, no poço ou nas soleiras da cabine. O acúmulo de sujeira no ambiente pode levar ao mau funcionamento do elevador, inclusive resultar em paralisação.

Em segundo lugar, é necessário a colaboração mútua dos usuários, que podem ajudar evitando:

  • Jogar lixo no chão do elevador
  • Colocar as mãos nos espelhos para não deixar marcas
  • Consumir alimentos durante o uso do elevador
  • Ter comportamento inadequado nas dependências do elevador

Vale dizer, que a colaboração mútua, além de conservar melhor o ambiente,  resulta na maior segurança para os usuários e prolonga a conservação do equipamento.

Dica :

Deixe claro e visível as regras para o uso do elevador. Esta comunicação pode ser feita através de cartazes, ou mesmo em mensagens, caso haja grupos específicos de usuários, como em condomínios residenciais, por exemplo.

3. Tapetes na entrada do elevador

Uma medida simples para a conservação da limpeza é a colocação de tapete na entrada, por ser uma forma das pessoas não entrarem com calçados sujos no elevador. Tudo bem, que algumas não se atentarão ao detalhe, no entanto, muitas outras farão questão de utiliza-lo, o que de uma forma geral garantirá a conservação e manutenção por mais tempo.

Aliás,  a dica também garante que as pessoas não entrem com os calçados sujos em seus  próprios apartamentos, um bom motivo para começar a colocar esta ideia em prática, ainda hoje.

4. Manter o espelho sem marcas dá a impressão de elevador limpo

Uma das coisas mais comuns em elevadores são as marcas no espelho, que variam de digitais, mãos, ou até mesmo de outras superfícies que encostaram nele, o que acaba dando a impressão de sujeira.

Para manter o espelho sempre límpido, além da manutenção, é preciso atentar-se para a escolha dos produtos, assim como a forma correta de usá-los. 

  • Em primeiro lugar, use um espanador ou pano seco para retirar toda camada de poeira que pode ter acumulado na superfície.
  • Depois, faça uso de detergente neutro aplicado no pano, lembrando de nunca colocar o produto direto no espelho.
  • Finalmente, tire todo o detergente que restou no espelho com um novo pano, atentando-se na secagem das beiradas.

Vale ressaltar que a limpeza incorreta do espelho pode acarretar em danos à ele.

5. Contrate empresa de limpeza terceirizada

Por mais que o elevador mantenha-se conservado, é importante realizar periodicamente, uma faxina geral no equipamento, portanto deixe sempre agendado uma limpeza quinzenal.

Aliás, certifique-se de que a empresa terceirizada possui experiência em serviços de faxina em edifícios e prédios. Também verifique se ela possui referências de alta qualidade no treinamento de seus funcionários.

Em São Paulo, existem empresas de segurança que realizam o serviço de terceirização de faxina, substituindo empresas de limpeza. Inclusive, o Grupo WWS oferece o serviço de limpeza e zeladoria para qualquer instalação, tendo ampla experiência em faxina e atuando com ética e profissionalismo.

Em outras palavras, os funcionários da WWS são treinados rigorosamente para cuidar das instalações do seu negócio como se fossem deles, então a manutenção, o cuidado e a limpeza dos elevadores serão realizados com excelência.

Além disso, independente de qual empresa desempenhará a função de terceirização de limpeza para o seu negócio, é importante que faça um teste no elevador logo após a faxina, se certificando que o funcionamento esteja correto e não tenha ocorrido danos durante a limpeza.

Contrate o Grupo WWS para serviços de limpeza terceirizados com Qualidade

O Grupo WWS possui alta qualidade no mercado e grandes feedbacks entre os clientes já atendidos, além disso, é dono de um custo-benefício feito para você.

Inclusive, se você deseja buscar por maior segurança patrimonial para seu negócio, resultando em:

  • Melhoria de prevenção e proteção dos bens móveis ou imóveis;
  • Segurança otimizada e de excelência para seus funcionários ou moradores.

O grupo WWS é perfeito para você!

Acesse o site deles e conheça todos os tipos de serviços de terceirização e de medidas de segurança com equipamentos que eles oferecem, como as limpezas de alta qualidade e excelência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *