9 Maneiras de Reduzir Seus Custos com Operações de Limpeza.

Dicas para reduzir custos operacionais e de manutenção predial sem perder a qualidade.

Qualquer empresa ou negócio financeiramente consciente, independentemente de sua área de atuação, deseja encontrar maneiras de reduzir seus custos com operação, mesmo quando o assunto parece ser simples, como a limpeza. Muitas das empresas mais rentáveis e  lucrativas reavaliam-se frequentemente em busca de métodos mais eficientes, de processos mais enxutos e de operações menos onerosas. E o setor que cuida da manutenção predial, também chamado de facilities pelas grandes companhias, costuma ser terreno fértil nessa busca desenfreada por custos menores.

De todo modo, é comum que administradores de pequenas e médias empresas, além de síndicos e gestores de condomínios, acabem ocupando seu tempo com questões muito mais emergenciais, do dia-a-dia ou estratégicas. Acaba sendo escasso o tempo para se preocuparem com opções mais baratas, principalmente no que se refere às despesas operacionais como a limpeza predial, por exemplo. No entanto, o corte de gastos pode ser uma eficiente maneira de aumentar os lucros de um negócio.

A solução para essa incógnita? Planejamento e um controle simples que poderá trazer resultados excelentes. E para que você não se perca na hora de eliminar gastos desnecessários com limpeza, preparamos um guia com 9 maneiras eficientes e comprovadas. Algumas exigem investimentos iniciais um pouco maiores, mas trarão retornos também maiores no médio e longo prazo. Outras podem levar certo tempo para que sejam implantadas, mas também terão efeito significativo no seu balanço financeiro:

  1. Automatize sua Limpeza: o processo de limpeza, embora pareça simples, pode acarretar em problemas muito maiores caso seja negligenciado. É trabalhoso, dispendioso e eventualmente, pode se tornar insalubre também, portanto, a ajuda de equipamentos e técnicas profissionais torna-se indispensável. Busque opções de equipamentos práticos no mercado ou busque a ajuda de uma empresa que tenha experiência nesse setor. A utilização de equipamento especializado pode poupar até 70% do tempo necessário para uma limpeza bem feita.
  • Treine seus Funcionários e Eduque os Usuários/Moradores: o processo de limpeza depende essencialmente do “processo de sujeira”, ou seja, quanto mais educadas forem as pessoas que frequentam o local, menos desafiador será o trabalho da equipe de limpeza e menor será o contingente necessário para o serviço. Além disso, funcionários bem treinados evitam uma série de transtornos causados por má utilização de equipamentos ou por má conduta. Um ambiente arejado e higiênico contribui inclusive para o funcionamento do cérebro, para a harmonia e para o bom convívio.
  • Crie uma Rotina Temática: já escutou por aí a expressão “Clean Days”? Algumas empresas criaram essa maneira divertida de conscientizar seus colaboradores sobre a limpeza do espaço de trabalho. Basta estabelecer alguns dias periódicos da semana ou do mês, quando os próprios colaboradores farão a limpeza do seu ambiente de trabalho, incluindo mesas, cestos de lixos e prateleiras ou gavetas, a fim de eliminar do ambiente de trabalho lixo e também materiais desnecessários que vão se acumulando com o passar do tempo. Uma alternativa simples e eficaz na intenção de educar as pessoas a entenderem sobre aproveitamento, reaproveitamento e redução de resíduos.
  • Compre a Granel: na grande maioria das situações, a compra de produtos em grandes quantidades pode oferecer ganhos significativos em economia e em boas condições comerciais. No caso dos produtos de limpeza, essa modalidade de compra pode reduzir consideravelmente seus custos operacionais. Além, é claro, da grande contribuição com o meio-ambiente que menos embalagens de produtos pode significar.
  • Não se Esqueça de Diluir: outra dica que parece muito simples, mas que na grande maioria das vezes é completamente esquecida na limpeza dos lares, condomínios e empresas. Grande parte dos produtos de limpeza são disponibilizados ao mercado de forma concentrada, a fim de que sejam diluídos antes de seu correto uso. Mas as pessoas parecem simplesmente abandonar esta orientação, muito em função do fato de que o produto concentrado tem uma percepção de ser mais eficaz para o serviço. No entanto, a indústria química realiza milhares de testes em laboratório antes de estabelecer as medidas mais indicadas para cada uso, ou seja, se um produto é vendido ao mercado para ser diluído, isso significa que fazê-lo não vai diminuir seu poder de limpeza.
  • Trabalhe com Distribuidores ou Fabricantes Parceiros: uma empresa especializada em limpeza deve conhecer os diversos tipos de limpeza a fundo e o mesmo vale para uma empresa de produtos de limpeza, cuja obrigação é conhecer as mais diferentes soluções em produtos e equipamentos. Além disso, um bom relacionamento com um fabricante ou fornecedor pode levar a uma parceria comercial que seja extremamente rentável pra suas necessidades.
  • Torne-se Verde: a busca por hábitos e processos que sejam cada vez mais verdes, ou seja, que promovam e favoreçam a sustentabilidade ou a preservação da natureza, não tem apenas o óbvio fator ecológico como causa, mas também pode contribuir para você economizar com limpeza. Muitos dos produtos vendidos com a tutela de selos de preservação, substituem mais de um tipo de outro produto poluente e assim, podem te auxiliar para reduzir o estoque e seus custos com a manutenção de produtos químicos nocivos, por exemplo.
  • Reduza o Consumo de Materiais: em especial, de descartáveis. Copos plásticos geram enorme quantidade de resíduos em qualquer tipo de ambiente coletivo. Distribua canecas ou copos personalizados, particulares, pra evitar que as pessoas utilizem-se frequentemente de recursos poluentes. Além disso, há outro grande vilão da limpeza e da natureza, o papel. Crie medidas que incentivem a redução do uso de papel em seu estabelecimento, planeje, eduque, incentive e monitore a diminuição do uso deste recurso. Neste sentido, a tecnologia pode ser grande aliada, facilitando a armazenagem de arquivos na nuvem, por exemplo.
  • Terceirize Serviços: para qualquer tipo de serviço que pode tirar o seu sono ou te fazer perder algumas horas com burocracia ou com problemas de última hora, a dica já é terceirizar. Ainda mais neste caso, em que a limpeza demanda grande volume de trabalho, demanda muitas horas de serviço contratado e cujo escopo não trará receitas para a empresa. A limpeza é um serviço de base pois é pré-condição para os outros todos, ou seja, o ambiente deve estar minimamente limpo e arejado para que as pessoas possam frequentar sem problemas. Terceirizar esse tipo de serviço pode ser a solução para que seu ambiente esteja sempre agradável e para que não te tire o bom humor. Além do fator conveniência, há também o fator que é o tema deste artigo, a redução de custos. Uma empresa terceirizada tem especialistas em determinado assunto e experiência em sua execução, o que se traduz em maior produtividade, menor tempo para atingir os objetivos e correta utilização de produtos e equipamentos, o que também o fará economizar com reposição ou manutenção dos mesmos.

Se precisar de ajuda na limpeza de seu estabelecimento ou condomínio, entre em contato com a WWS. Nós seguimos padrões de qualidade, legalização trabalhista e procedimentos determinados e certificados pela ISO. Também contamos com funcionários especializados para a limpeza do seu ambiente, seja ele qual for. Quem confia na WWS, está seguro e bem limpinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *