A importância da gestão de resíduos para condomínios e empresas

Uma gestão de resíduos sólidos, quando realizada de maneira correta, pode trazer benefícios e valorização de imóveis e empresas.

Questões ambientais e de mudança climática são assuntos que estão presentes há tempos no nosso dia a dia. Desde o ano de 2010 o Brasil possui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Segundo essa legislação todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que geram resíduos são responsáveis pelo seu correto gerenciamento.

Algumas atitudes simples feitas em nossas casas podem ajudar e já fazem parte das rotinas de muitos, como a coleta seletiva, por exemplo.

A separação do lixo reciclável e não reciclável é realidade de muitos lugares, comerciais e habitacionais. Esse é apenas um exemplo de uma atitude dentro da gestão de resíduos sólidos.

A gestão de resíduos vai além da simples ação limitada de separação e recolhimento do lixo. É todo um processo que analisa a situação atual de geração e destinação do lixo e define meios e procedimentos para melhores benefícios de condomínios ou empresas.

Não efetuar corretamente os processos pode trazer consequências sanitárias como odor, sujeira, proliferação de bichos e insetos e doenças, e também consequências financeiras pelas multas que podem ser aplicadas.

A implementação da gestão de resíduos em um condomínio residencial valoriza o imóvel e demonstra preocupação por parte de seus administradores com a saúde e segurança de seus moradores, funcionários e visitantes.

Em uma empresa ou ambientes comerciais a gestão pode ser revertida em valorização da marca e economia de custos de processos e matérias primas, além da possibilidade de gerar certificações e premiações, aumentando sua credibilidade. Essas práticas influenciam diretamente na imagem que uma empresa transmite.

Gestores de ambientes corporativos e administradores de condomínios residenciais devem implementar programas que sejam eficientes na gestão do lixo. Esse tipo de preocupação demonstra respeito a todos e ao meio ambiente.

Realizar o planejamento para as etapas de uma gestão de resíduos, como separação, armazenamento e destinação do lixo de maneira correta e eficiente envolve conhecimento técnico, estrutura e boas práticas.

Procure empresas ou profissionais alinhados com as questões ambientais, que estejam sempre atualizados com as leis e órgãos controladores da gestão de resíduos sólidos e também com as melhores e mais atuais técnicas para realização desses serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *