Condomínios: como elaborar Previsão Orçamentária

A previsão orçamentária é elaborada anualmente pelos síndicos profissionais e administradores do condomínio. Esse planejamento é responsável por definir a cota em dinheiro do condomínio.

Para isto é necessário que haja um planejamento para a elaboração do material, sendo necessário a análise de gastos dos últimos 24 meses e o cálculo de percentual de gastos realizados nesse período.

Aliás, os síndicos podem obter auxílio para os cálculos de previsão orçamentária e despesas mensais de gerenciamento de condomínio com:

  • Softwares de gestão de condomínios;
  • Planilha de prestação de contas do condomínio para controle de gastos mensais e também controle de gastos diários.

Sendo que, pode-se dizer que o serviço de apresentação da administradora de condomínios será excelente durante as reuniões com moradores, passando total transparência em relação aos gastos do condomínio.

Confira abaixo as melhores dicas de como elaborar uma previsão orçamentária sem erros.

Não misturar gastos durante a elaboração de Previsão Orçamentária

Em outras palavras, dividir por categoria os gastos, como por exemplo:

  • Previsão dos gastos fixos do condomínio;
  • Previsão dos gastos variáveis do condomínio, como por exemplo, reformas e pintura das vagas no estacionamento;
  • Realizar uma categoria separada para arrecadações dos moradores como forma de colaboração com as despesas.

Além disso, é aconselhável que se contrate uma empresa administradora para protagonizar a análise de despesas e descontos que implicam na previsão orçamentária, como:

  • Inflação atual;
  • Dissídio coletivo dos funcionários quando necessário;
  • Pagamento de férias para os funcionários e o 13º salário e mais despesas.

Quais os custos básicos para se manter um Condomínio?

Confira abaixo os gastos fixos mais importantes entre as despesas de um condomínio:

  •  Folha de Pagamento – Como pode ter notado anteriormente, os custos de funcionários são altos, cerca de 60% entre todas as despesas e indispensável;
  • Contas de Consumo – Conta de consumo são os gastos com energia nas áreas comuns do condomínio, a água e o gás geral. A medição individual é uma excelente opção para a divisão das despesas serem justas;
  • Manutenção – Certamente todas as instalações necessitam de manutenções e prestar atenção na conservação da estrutura e equipamentos como elevadores, jardins e hall. Inclusive serviços sazonais, como dedetização.
  • Materiais Necessários – Não se pode esquecer dos materiais que são indispensáveis para uma boa organização e higiene do condomínio, como sacos de lixo e produtos de limpeza.

Margem de respiro na Previsão Orçamentária

Da mesma forma que é necessário ter uma quantia guardada em dinheiro para eventuais emergências, o orçamento do condomínio também precisa.

Sendo assim, enquanto a previsão orçamentária estiver sendo feita, o responsável pelos cálculos deve acrescentar uma margem de respiro para possíveis emergências que possam acontecer no condomínio, independente de sua natureza.

Cuidado com a Inadimplência

Nota-se que é quase impossível escapar da inadimplência, mas com um pouco mais de planejamento durante a previsão orçamentária a possibilidade de saber lidar com esse problema cresce significativamente.

Inclusive, uma porcentagem pode ser adicionada na previsão orçamentária referente a inadimplência, evitando surpresas desagradáveis no futuro.

Outras medidas para evitar a Inadimplência

  • O síndico profissional deve conferir sempre que possível as contas do condomínio para estar ciente sobre quem está com o pagamento em dia e quem não está;
  • A empresa administradora ou assessoria é responsável por enviar notificações assim que o vencimento da taxa ocorrer, incentivando o mais rápido possível o pagamento do morador;
  • Facilitar a hora de pagamento pode ser o divisor de águas de inadimplentes para pagadores em dia. Os pagamentos facilitados são: Débito Direto Autorizado ou o acesso a segunda via do boleto de pagamento pelo site da administradora;
  • O condomínio está com inadimplentes em massa? Um Plantão de Pagamentos pode ser a solução, oferecendo outras opções de quitarem as dívidas;
  • Estar sempre em contato com os moradores é essencial para enviar lembretes de pagamento, avisar sobre a data que está chegando e derivados. Sistemas de condomínio podem auxiliar nisso, como softwares.

Você Sabia que a Previsão Orçamentária é definida em Assembleia?

Aliás, essa instituição é a Assembleia Geral Ordinária (AGO), que se reúne uma vez por ano, para aprovar orçamentos elaborados por síndicos profissionais e empresas administrativas.

Inclusive, é de suma importância que o síndico e a empresa apresente a proposta orçamentária para os moradores antes, deixando-os cientes do orçamento e os próximos passos do condomínio.

Por outro lado, também existe a Assembleia Geral Extraordinária, que pode ser reunida a qualquer momento e a previsão orçamentária aprovada pela maioria dos votos.

Sendo assim, essa assembleia é convocada geralmente em tempos de crise, quando medidas drásticas são necessárias para o condomínio continuar funcionando, realizando corte de gastos e reduzindo significativamente as despesas.

Esse é um dos motivos para possuir um gerenciamento de condomínio de alto nível.

Corte de gastos na Previsão Orçamentária do Condomínio

Em primeiro lugar, se o condomínio está passando por grandes crises financeiras, é importante que haja o corte de gastos para que o funcionamento continue.

Em segundo lugar, o corte de gastos não é realmente necessário quando existe a possibilidade de redução de despesas.

Inclusive, existem vários serviços de custo-benefício excelente, como por exemplo:

  • Serviços terceirizados de portaria;
  • Terceirização de limpeza;
  • Serviço de terceirização de segurança residencial e empresas de segurança patrimonial.

Aliás, essas empresas de terceirização de serviços e empresas de segurança costumam ter uma reputação de alta qualidade, assim como seus funcionários que são bem treinados. O Grupo WWS é uma dessas empresas.

Conheça o Grupo WWS

O Grupo WWS é conhecido pela sua excelência em terceirização e serviços de segurança, podendo ser a solução perfeita de redução de custos para o seu condomínio. Inclusive, contanto com vários serviços incríveis, como:

  • Portaria Remota Inteligente;
  • Controle de Acesso;
  • Monitoramento de Câmeras e Alarmes;
  • Limpeza e Zeladoria;
  • Gestão Ambiental de Resíduos;
  • Monitoramento de Tráfego.

Lembrando que todos esses serviços são realizados por funcionários que passaram por treinamentos rigorosos para suprir as necessidades do seu condomínio.

Como resultado, você terá a possibilidade de aumentar a qualidade de segurança e serviços do seu condomínio e, além disso, reduzir os custos para obter uma melhora no orçamento.

Quer saber mais sobre o Grupo WWS? Acesse o site da empresa ou entre em contato agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *