Sistema de controle e segurança utiliza de tecnologia para automatização de condomínios.
Preocupados em garantir a segurança e reduzir despesas administrativas, os condomínios empresariais e habitacionais acharam nas portarias remotas uma maneira eficiente de alcançar esses objetivos. Uma tecnologia que controla fluxo de entrada e saída de moradores, prestadores de serviço e visitantes através de uma central que trabalha 24 horas por dia, 7 dias da semana.
A portaria é monitorada por profissionais remotos, por meio de circuitos de câmeras posicionadas estrategicamente, sistema de voz e sensores de presença ligados a uma central de monitoramento. Essa central tem a capacidade de monitorar diferentes condomínios ao mesmo tempo, compartilhando mão de obra qualificada, o que reduz o custo dos serviços prestados, e consequentemente reduzindo os gastos do condomínio, que podem ser convertidos em mais segurança ou em melhorias do espaço.
Como funciona uma portaria remota?
Sem a necessidade de um porteiro de tempo integral, o visitante do condomínio conversará com uma portaria eletrônica, controlada pelo profissional da empresa contratada, diretamente da central, que por sua vez notificará o morador, único responsável por liberar a entrada do visitante.
Os moradores entram através de sistemas de identificação que podem ser tags, controles, QR codes ou por sistemas de biometria. Esses recursos permitem o acesso sem liberação da central.
Vantagens da portaria remota
Redução de custo: A portaria remota dispensa a presença de porteiros. Esse trabalho será realizado pela empresa contratada. Gera então redução de despesas com salários e encargos, permitindo investimentos em outras áreas e mais segurança para o condomínio.
Aumento da segurança e controle: A ausência da pessoa física na portaria impossibilita a rendição da portaria, o que costuma ser o primeiro objetivo de criminosos.
Pontos importantes para garantir o bom funcionamento da portaria remota
Gerador ou nobreak: em caso de falta de energia a portaria remota necessita de um gerador para continuar funcionando. Durante o período sem energia o sistema operacional da portaria deverá acompanhar o desempenho da carga de energia (nobreak). Caso seja necessário a empresa enviará um funcionário para atendimento local.
Manutenção constante de interfones e portões: Os dispositivos controlados pela portaria remota devem estar em perfeito estado de funcionamento para que o controle e a segurança ocorram de acordo com o esperado. A manutenção é agendada e realizada pela empresa contratada.
Internet: A comunicação entre a central e as portarias é feita por internet, por isso é importante o investimento do condomínio para assegurar a qualidade do tráfego de informações. Uma comunicação ponto a ponto é indicada.
Indicada para condomínios de todos os tamanhos, a portaria remota vem ganhando espaço por suas estratégias em garantir um espaço mais seguro. Esse sistema transforma a cultura dos espaços e, além da escolha certa da empresa, depende também do engajamento dos moradores. Sua participação ativa e o entendimento dos seus benefícios farão o sucesso da portaria remota de seus condomínios.
O Grupo WWS pode contribuir para a segurança do seu condomínio com nosso monitoramento inteligente de portarias. Faça um orçamento e conheça nossas possibilidades.