Controle de Acesso Eficiente para Condomínios

Optar por morar em condomínio é optar também por segurança 24 horas, correto? Por isso, em vez de morarem em residências, onde a exposição a assaltos é geralmente maior, as pessoas buscam os condomínios seguros que são operados por empresas especializadas e que servem efetivamente para impedir a ação de criminosos.

Mas de nada adianta possuir um sistema sofisticado se sua eficácia for comprometida por um sistema mal planejado ou executado de maneira inadequada. Então, preparamos este post para comentarmos sobre a importância desse expediente de segurança. Ficou curioso? Acompanhe:

Riscos

Quando relacionamos riscos ao controle de acesso, devemos levar em conta as vantagens financeiras e a dificuldade de execução de um plano criminoso. O ato de invadir um condomínio é algo extremamente complexo, entretanto conseguir assaltar diversos apartamentos em uma única ação tornou-se algo rotineiro.

O tipo de perfil de moradores é um dos fatores que provoca a maior atração de ações criminosas. Nos prédios e condomínios cujos residentes guardam em seus apartamentos ou casas, objetos de grande valor, itens valiosos ou obras de arte, existe uma chance maior de tentativa de assalto.

E já ouviu falar dos arrastões? Aqueles crimes em sequência que acontecem quando quadrilhas conseguem ter acesso a um edifício. Quando o sistema de controle de acesso é dominado, os assaltantes rendem os porteiros e agem facilmente contra os moradores, invadindo e praticando crimes para depois fugirem, muitas vezes, nos próprios carros dos moradores.

Por esses e outros motivos, um controle de acesso se torna fundamental para a eficácia de um sistema rigoroso, o qual impeça definitivamente a entrada de criminosos nos condomínios e diminua riscos e consequências de assalto.

Sistema Integrado

Para se obter um controle eficiente, é necessário que haja um sistema integrado de acessos que cumprirá etapas envolvendo equipamentos, normas, procedimentos e recursos humanos.

Além disso, o cumprimento dos procedimentos envolvendo moradores, visitantes e funcionários e também toda a equipe de segurança do condomínio devem ser desenvolvidos e seguidos impreterivelmente. O treinamento deve ser constante e para o caso das diretrizes não serem cumpridas, estabeleça regras de punição.

Equipe de Segurança

Equipes de segurança precisam ser treinadas para lidar com o público em geral, mas também se apresentam de forma a intimidar a ação de marginais. Profissionais de segurança devem ser rígidos com quem pretende burlar regras, saberem agir de maneira rápida e eficaz, evitando a ação de bandidos ou para punir ações que já estejam em andamento, e ao mesmo tempo, precisam ser cordiais com moradores e visitantes.

É importante selecionar, treinar e supervisionar todos os profissionais responsáveis pela operacionalização do sistema. Por isso, selecionamos as principais características que esses profissionais devem possuir:

  • Educado;
  • Agradável;
  • Sensato;
  • Disciplinado;
  • Íntegro;
  • Distinto;
  • Discrição;
  • Boa Comunicação;
  • Autoconfiança;
  • Boa Memória Visual.

Terceirização

Imaginando uma maneira de economizar para os condôminos, alguns síndicos optam por adquirir diretamente equipamentos de segurança e a contratação de funcionários para fazer toda a segurança do condomínio e por vezes, os gastos acabam sendo maiores do que a contratação de uma empresa especializada em segurança.

É necessário considerar que empresas de segurança compram regularmente equipamentos de segurança, o que dá a eles um acesso a preços extremamente competitivos. Além de possuírem um vasto conhecimento do ramo de segurança, sendo capazes de dimensionar melhor sistemas e equipes. Elaborar normas e procedimentos para cada condomínio também faz parte das tarefas de uma empresa de segurança especializada.

Em relação a equipe, é importante ressaltar que um profissional de segurança não é só um porteiro, ele é um funcionário treinado especificamente para a função que irá cumprir, executando de maneira eficiente os processos do Controle de Acesso.

Os serviços de segurança, quando implementados de forma conjunta e com eficácia, proporcionam tranquilidade para a rotina de todos. E se no primeiro momento os custos tendem a superar a iniciativa própria de prover segurança a um condomínio, sabe-se que a médio e longo prazo, esses custos se diluem e evita-se o risco de o barato sair caro.

Invista na vigilância holística, em confluência com outros métodos como monitoramento por câmeras, ronda ostensiva, cercas elétricas e portaria virtual, por exemplo. A WWS possui o serviço especializado certo para o seu condomínio.

Ficou mais claro? Compartilhe nossas sugestões em suas redes sociais e ajude seus amigos com as nossas dicas. Se quiser saber mais, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *