Portaria Virtual: saiba como economizar no condomínio

A evolução tecnológica observada nos últimos anos, nos trouxe uma série de benefícios e facilidades. Um deles, por exemplo, está diretamente relacionado ao surgimento da portaria virtual, uma maneira inovadora de gerenciar a portaria de condomínios.

Também conhecida como portaria remota ou portaria inteligente, ela ajuda a reduzir gastos do condomínio e oferece mais segurança aos moradores.

Na sequência falamos detalhadamente sobre essa nova tendência que está ganhando cada vez mais força entre quem busca condomínio barato.

O QUE É A PORTARIA VIRTUAL?

De maneira simples e direta, podemos dizer que se trata de um serviço onde o gerenciamento de uma portaria residencial é realizado de maneira remota. Isso significa que não há necessidade da presença de um porteiro para liberação de entrada e saída do condomínio.

Em vez disso, todo o processo, incluindo a permissão de acesso na portaria é realizada de modo não presencial. Na prática, há um profissional monitorando a portaria 24 horas por dia, todos os dias da semana, mas ele não se expõe no edifício.

A autonomia e produtividade desse profissional, todavia, é exatamente a mesma ou até superior à de um porteiro tradicional, dependendo o caso. De modo geral, portanto, para os moradores do condomínio não há basicamente nenhuma mudança – exceto no custo que é reduzido.

Todo o gerenciamento é feito por meio de câmeras, o que garante 100% a precisão no controle de entrada e saída.

VOCÊ SABIA QUE SEU CONDOMÍNIO PODE FICAR ATÉ 50% MAIS BARATO?

Por meio da implementação de uma portaria virtual, o custo com condomínio pode ser reduzido em até 50%.

Isso porque o sistema de portaria à distância pode ser terceirizado por meio da contratação de empresas como o Grupo WWS, que oferecem um serviço de gerenciamento completo.

Na prática, quer dizer que a administração do condomínio corta uma série de despesas relacionadas à portaria física. Enquanto isso, precisa arcar apenas com o pagamento de uma mensalidade por esse gerenciamento.

A PORTARIA VIRTUAL TAMBÉM GARANTE MAIS SEGURANÇA!

Não bastasse a economia, estudos apontam que uma solução tecnológica como essa pode ajudar a elevar a segurança do condomínio. Os motivos estão relacionados aos equipamentos que podem ser utilizados na implementação desse tipo de solução.

A lista inclui soluções como:

  • Sistemas de biometria, aplicativos ou tags – nesse caso as empresas podem implementar sistema onde a autorização de acesso ao condomínio é realizada de maneira eletrônica. Isso pode ocorrer por meio de cartões ou até leitura de QR Code, por exemplo;
  • Liberação do portão por meio de comando remoto – esse tipo de recurso permite que um operador em sua central de controle permite a abertura e fechamento do portão à distância;
  • Internet/telefonia com redundância – a internet é a solução fundamental para o funcionamento da comunicação entre empresa e condomínio, mas é papel da empresa estruturar um plano B para o caso de eventuais falhas no sistema ou na internet padrão;
  • Câmeras IP´s – essa é a solução que faz a captura de imagens e sons e transmite esses dados via internet;
  • Nobreak ou gerador – nesse caso trata-se de uma solução fundamental para evitar problemas decorrentes de falhas de energia. É uma medida de segurança comum nos serviços oferecidos pelas empresas;
  • Cerca elétrica – esse é um recurso essencial para a segurança no perímetro do condomínio;
  • Botão de pânico – esse é um recurso extra que pode ser implementado e garante uma camada extra de segurança, uma vez que por ele é possível acionar a polícia ou a empresa em caso de emergência; e
  • Backup das imagens – essa é mais uma medida de segurança importante onde a empresa salva as imagens das câmeras na nuvem.

TIPO DE CONDOMÍNIO PARA PORTARIA VIRTUAL

Entendida essa parte da tecnologia relacionada à solução, chegamos à questão prática da sua implementação.

Com a evolução da tecnologia, a boa notícia é que podemos dizer que hoje já são poucas as restrições em relação ao tipo de condomínio que comporta uma solução como essa.

De modo geral, porém, é importante ressaltar que em alguns casos as medidas podem demandar uma atenção extra. Isso aumenta a importância de se contratar um parceiro de terceirização qualificado para conduzir o processo de migração.

Condomínios de pequeno porte

Em residenciais onde o número de unidades habitacionais é reduzido, o custo para manutenção de uma portaria própria costuma ser alto.

Nesse caso, a economia experimentada tende a ser alta, até porque, a implementação também tende a ser facilitada. Isso porque a demanda por ferramentas, recursos e mão de obra da terceirizada pode ser menor.

Condomínios de grande porte

Os residenciais que comportam muitas unidades habitacionais também podem experimentar os benefícios da portaria virtual. Todavia, nesse caso é importante conversar com empresa de terceirização para entender melhor como as soluções se aplicam.

Além disso, é importante considerar a viabilidade prática dessa mudança. Isso pode ser feito por meio de uma consultoria ou busca por orientação com a própria empresa escolhida como parceira.

O QUE CONSIDERAR NA ESCOLHA DE UMA EMPRESA PARA MIGRAÇÃO?

Na prática, a migração de uma portaria tradicional para uma portaria virtual demanda uma série de cuidados, como você deve ter percebido.

Para que tudo funcione da forma correta e possa de fato oferecer os benefícios que a tecnologia oferece, o primeiro passo é escolher uma boa empresa.

Nesse momento, portanto, é preciso considerar a experiência da organização e a qualidade das soluções oferecidas, mas não só isso.

Também é fundamental observar se a empresa de terceirização está preparada para realizar as adaptações que o seu tipo de condomínio demanda.

Dito isso, fica aqui nosso convite para conhecer a proposta oferecida aqui no Grupo WWS. Somos uma empresa especializada na terceirização de serviços de segurança e serviços gerais para diferentes patrimônios, incluindo condomínios.

Com experiência comprovada no mercado, hoje atuamos com o que há de mais moderno no mercado de Portaria Virtual. Como consequência disso e da seriedade dos serviços prestados, nos tornamos referência no assunto.

Diante disso, certamente poderemos atender as necessidades de seu condomínio com o cuidado que o projeto merece. Fale conosco e solicite um orçamento agora mesmo pelo telefone ou formulário de contato em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *