Projeto de segurança: planejamento é essencial

Por que é importante que o projeto seja personalizado e tenha uma equipe especializada.

A portaria é um dos principais pontos de atenção na segurança patrimonial. A entrada e saída e o grande fluxo de pessoas acaba sendo o foco quando se pensa em proteção, porém existem outros fatores que precisam ser levados em consideração ao planejar a segurança de um local. É aí que a implementação de um projeto personalizado de segurança se mostra essencial, por analisar todos os pontos de risco, localizar as vulnerabilidades e listar ações e equipamentos necessários.

Engana-se quem pensa ser simples esse planejamento ou então que é possível economizar utilizando o projeto feito de outro lugar. Até mesmo ações simples, apenas com câmeras e boa iluminação necessitam de um projeto. Os custos podem parecer caros, porém o controle mais assertivo de segurança traz benefícios e tranquilidade para moradores e trabalhadores. Escolher uma empresa especializada, com profissionais capacitados na segurança patrimonial e em tecnologia faz total diferença para o resultado do projeto. 

Fique atento aos passos principais dentro do planejamento de segurança:

Diagnóstico

Nessa primeira etapa a equipe que vai realizar o projeto fará análise do espaço, interno e externo e apontará os critérios e equipamentos necessários de acordo com as necessidades e preferências de cada local, levando em consideração tamanho, localização e até mesmo o perfil do público.

Avaliação e tratamento de riscos

Nessa avaliação são localizadas vulnerabilidades físicas, os pontos cegos, principais riscos de invasão, quais serão os equipamentos (barreiras físicas, equipamentos eletrônicos, alarmes, câmeras, sistema de controle) e onde serão instalados. Feito isso são listadas medidas práticas de segurança para combater, controlar, e principalmente, evitar os riscos identificados. 

Planejamentos tático e operacional

Os objetivos aqui são adequar as metas para garantir a qualidade da execução do sistema de segurança e organizar as atividades realizadas pelos profissionais e prestadores de serviço. É muito importante prezar pelo treinamento dos profissionais envolvidos e na escolha dos prestadores de serviço especializados. Eles quem irão garantir o sucesso do projeto de segurança e a perfeita integração com a tecnologia escolhida.

Monitoria

Existem várias possibilidades de equipamentos para garantir a vigilância constante da propriedade. Entre os mais conhecidos está o Circuito Fechado de Televisão (CFTV), que controla uma área ampla em tempo real. Conectados sempre à internet o monitoramento pode ser feito em vários dispositivos, graças ao avanço tecnológico, em smartphones, tablets, notebooks. A vigilância pode ser feita remotamente, quando e onde quiser.

Boas práticas

Além de toda estrutura física e tecnológica necessária para a proteção patrimonial é preciso repensar práticas de funcionários e moradores para que a segurança seja realmente efetiva. Repensar ações comportamentais complementam o projeto de segurança e melhoram a rotina de todos.

Nunca subestime a importância do projeto de segurança e dos profissionais especializados. O barato sempre pode sair caro quando se trata do bem-estar e na confiança da equipe que cuida de sua proteção.

O Grupo WWS realiza o projeto personalizado de acordo com sua necessidade e possibilidade, contando com consultores, equipes capacitadas em segurança patrimonial e especialistas em tecnologia com o apoio de fabricantes. 

Entre em contato conosco pelo nosso telefone (19) 3601-6123 e faça um orçamento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *