Qual o Papel do Síndico?

Conheça algumas Regras de Ouro para se tornar um síndico amado!

Não tem jeito. Como já dizia Jorge Ben Jor na música W/Brasil, qualquer problema no condomínio, todo mundo já pensa “eu vou chamar o síndico”. Mas, o que será que é de fato trabalho do síndico e como tornar a relação com os condôminos a mais amigável possível?

Se você é um síndico, ou pretende se tornar um, não deixe de ler esse conteúdo, pois ele será muito útil!

Para começar é preciso entender e colocar em práticas dois preceitos simples e fundamentais para que a relação entre síndico e condôminos possa se amparar pelo respeito mútuo e acontecer da maneira mais harmoniosa possível.

) Tenha educação, fino trato e paciência na hora de lidar com os moradores do condomínio que administra;

2º) Conheça profundamente o regimento e a convenção do condomínio onde atuará.

Seguindo esses dois itens, que devem se tornar verdadeiros mandamentos, tanto para o síndico, quanto para os moradores você já estará dando o primeiro passo para se tornar um sindico amado, mas, como diz a famosa frase atribuída à Che Guevara “É preciso ser duro, mas sem perder a ternura…”, afinal, o objetivo principal do trabalho de um síndico é manter a ordem, garantir que todas as regras estabelecidas sejam cumpridas, além de gerenciar problemas e fornecer soluções.

Algumas características em comum diferem os bons síndicos dos demais. Para ajudar a esclarecer separamos 5 regras de ouro. Confira!

1) Jamais tome uma decisão para benefício próprio, ou para benefício individual de algum condômino específico. Pense sempre de maneira coletiva!

2) Tenha na ponta da língua todo o conhecimento sobre as regras estabelecidas na convenção e no regimento, para sempre que preciso saber como e quando aplicá-las.

3) Saiba lidar com pessoas e gerenciar crises. Caso não faça esse perfil, nem pensar em se tornar um síndico, afinal, o síndico está em um condomínio para resolver e evitar problemas, jamais para criá-los.

4) Tenha conhecimentos nas áreas de Administração, Contabilidade, Direito e Recursos Humanos. Você vai precisar!

5) Ajuste processos que não estão dando certo, ou que precisam se atualizar e pense em novas formas para melhorar a vida dentro do condomínio. Manter processos ultrapassados que já não dão certo, só porque sempre foi assim que fizeram é o primeiro passo para o abismo.

E para finalizar e conquistar de vez o título de síndico de ouro:

  • Gerencie com atenção e carinho, pensando sempre no bom funcionamento do condomínio e na satisfação dos condôminos;
  • Divida funções e responsabilidades delegando tarefas (nesse caso o papel de uma comissão e subsíndico é fundamental), até para não se sobrecarregar, correndo o risco de não dar conta;
  • Mantenha uma linha de comunicação com os condôminos, tanta para suprir as demandas, como para informar as soluções, nem que seja preciso estabelecer um período para esse atendimento.

Do mais, esteja preparado para ganhar o título, assim como para trabalhar muito, afinal, como perceberam, ser síndico não é fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *