Terceirização de Serviços

Crises históricas e instabilidade econômica frequente; em meio ao cenário político-econômico vivido pelos brasileiros, diversificar e explorar estratégias que minimizem custos tornou-se quase que uma obrigação, notadamente para as pequenas e médias empresas. Uma das opções mais viáveis, neste contexto, é saber quando e como terceirizar um serviço ou atividade.

O modelo de terceirização do trabalho surgiu já há algum tempo e desde então, tem se mostrado cada vez mais presente no dia a dia de diversas empresas, dos mais variados setores e dos mais distintos tamanhos. Por se tratar de um grande negócio, explicaremos e comentaremos neste post algumas das inúmeras vantagens desta modalidade de modernização.

Mas Afinal, O Que é Terceirização?

A terceirização compreende a transferência de determinado serviço ou parte dele, de uma empresa a outra, ou seja, uma empresa A contrata uma outra empresa B para realizar algum serviço específico dentro do negócio de A.

Esse tal serviço/atividade específica costumava ser periférica à atividade central da empresa a até bem pouco tempo, mas mudanças nas leis brasileiras (tema que será abordado em outro artigo deste blog) permitiram a expansão das possibilidades e hoje, uma empresa pode terceirizar qualquer serviço dentro de seu escopo de atuação, inclusive o chamado Core Business, que nada mais é do que a atividade fim pela qual uma empresa existe.

As Oportunidades

A terceirização é a priori, uma etapa na qual a sua empresa pode voltar a dedicar-se para o que de fato sabe fazer ou para o que é mais rentável para si, sem preocupações decorrentes de atividades alheias ao que se constitui o foco da companhia.

Através da prática do Outsourcing, como também é chamada, torna-se possível vislumbrar um leque de oportunidades no mercado! Afinal, sobra mais tempo para que você foque no principal, o seu negócio.

Indo mais a fundo, a terceirização é também uma forma de otimizar processos internos da empresa, dado que contratar empresas especialistas diminui a variedade de processos e a possibilidade de erros. Outrossim, atenuam-se os efeitos negativos da curva de aprendizagem, uma vez que um especialista já está apto para realizar uma tarefa sem passar pelo período de experiência, no qual a empresa poderia estar mais suscetível a eventuais erros.

Por fim, destaca-se o fator financeiro, grande destaque desse tópico e que propicia retornos mais palpáveis. A economia com menos burocracia, treinamentos, RH e encargos legais, além do ganho de produtividade, fica latente já nos primeiros meses após a decisão por terceirizar.

Especialização das Atividades

Quando uma empresa terceiriza um ou alguns setores, ela consegue investir e focar apenas nas tarefas que importam. Ou seja, pode aumentar os lucros e aumentar a cartela de clientes.

Quer um exemplo? Uma fábrica, pode ser de qualquer segmento, que contrata uma empresa de terceirização para atividades como segurança, pode se dedicar na busca pela excelência dos produtos e otimização dos processos sem ter que buscar entender os problemas, encontrar soluções e pesquisar por métodos eficazes de garantir a tranquilidade de seus funcionários, por exemplo. A empresa terceirizada, especialista em segurança, cuidará desses “detalhes”.

Mais Qualidade nas Atividades da sua Empresa

Outra vantagem para as empresas que contratam terceirizadas, é a qualidade dos serviços prestados pela terceira. Quando a empresa opta por contratar esse tipo de serviço, fica mais fácil de encontrar profissionais devidamente treinados e especializados na área. Mais um fator importante: fica mais fácil mensurar os resultados e solicitar melhorias sem maiores dores de cabeça.

Como Terceirizar Serviços?

Você já percebeu o quanto é vantajoso investir em terceirização! Agora vamos te ajudar a terceirizar seus serviços em poucos passos:

Avalie as necessidades da sua empresa

Antes de procurar qualquer empresa de terceirização, entenda e explique de forma clara quais são as verdadeiras necessidades da sua empresa.

Pesquise por empresa e verifique seu histórico

Pesquise empresas que oferecem este serviço e o histórico no mercado. Procure se informar sobre qualificações, por exemplo: é de suma importância que empresas de segurança possuam uma Regulamentação da Polícia Federal. Você sabia? (Leia mais em: https://bit.ly/2QPXcEE)

Fiscalização dos serviços contratados

Nunca deixe de fiscalizar os serviços contratados. É fundamental que você, ou algum funcionário responsável, fiscalize o trabalho que será desenvolvido a fim de que sejam feitos  aperfeiçoamentos constantes. Fiscalizar o trabalho é um modo simples de saber que seu investimento valeu a pena.

O barato sai caro!

Muitos empresários procuram por empresas terceirizadas visando à redução de custos da sua empresa pura e simplesmente. Em função disso, serviços incompletos ou de péssima qualidade podem ser contratados e ainda que impactem positivamente na folha de pagamento, esse tipo de serviço atrapalha toda sua rotina empresarial, prejudicando seus funcionários e podendo até causar perda de clientes e prejuízos ainda maiores no médio e longo prazo.

Está pronto para implantar a terceirização na sua empresa? Se quiser entender mais sobre Outsourcing e Terceirização de maneira consciente e responsável, entre em contato conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *